POR QUE DEVO CONSULTAR O MEU CNPJ: CONFIRA 3 RISCOS QUE A SUA EMPRESA PODE REDUZIR

Posted by: deltacontabil Comments: 0 0 Post Date: 19 de julho de 2021

14/07/2021

Normalmente, as empresas fazem análises dos documentos de clientes, mas deixam de lado a verificação do próprio CNPJ. Contudo, nenhuma companhia está livre de fraudes, golpes e outras complicações.

Sendo assim, é necessário adotar atitudes preventivas, como o gerenciamento de risco e o acompanhamento do CNPJ.

Mas como consultar o meu CNPJ? Continue a leitura para saber mais!

O que é uma consulta de CNPJ?
Antes de mais nada, vale reforçar que o CNPJ, Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, é o documento de identificação das empresas perante a Receita Federal. Assim, ele é essencial para qualquer negócio que deseja atuar de forma regularizada no território brasileiro, independentemente do seu porte.

A consulta de CNPJ consiste em verificar informações mais detalhadas sobre o empreendimento, tais como situação cadastral, endereço e dados financeiros. Nesse sentido, ela se torna útil para analisar:

* clientes;
* fornecedores;
* o próprio CNPJ.
Qual a importância de consultar meu CNPJ?
A consulta ao seu CNPJ é significativa para obter dados atualizados e tomar atitudes acertadas para manter a atividade regularizada e um bom perfil no mercado.

Uma consulta junto à Receita Federal permite conferir se a situação cadastral está regular e se dados como o ramo da atividade e o endereço estão atualizados. Outra utilidade da consulta de CNPJ, desta vez junto a um órgão de proteção ao crédito, é verificar o seu perfil financeiro. Essa análise pode mostrar informações importantes, como a existência de dívidas.

Além disso, realizar a consulta financeira com frequência pode evitar complicações por fraudes. Se alguém utilizar o seu CNPJ indevidamente e você demorar para descobrir a situação, terá que lidar com problemas como dívidas em nome da empresa e negativação.

Já no caso da consulta ao CNPJ de clientes ou fornecedores, o processo é significativo para proteger as finanças da sua empresa e reduzir índices de inadimplência e golpes. Antes de fechar um acordo com terceiros, é necessário solicitar informações cadastrais e pesquisar o documento do empreendimento com atenção.

Fazer negócio com uma empresa que está com o CNPJ inativo é um risco e pode gerar complicações no futuro, como o impedimento para emitir nota fiscal. Além disso, se o cliente tiver dívidas recentes e um perfil de crédito baixo, isso pode representar um risco maior de inadimplência no pagamento em caso de compras a prazo.

Como fazer a consulta do meu CNPJ?
Consultar o seu CNPJ é um procedimento bastante simples. Uma das alternativas para isso é pelo site da Receita Federal – basta inserir o número do documento para verificar os dados cadastrais e a situação da sua empresa.

As informações obtidas com a Receita são simples, porém, se você quiser dados mais completos, incluindo informações financeiras, pode buscar um órgão de proteção ao crédito, como a Serasa Experian. Nesse caso, as principais etapas são:

* entrar no site da Serasa Experian;
* buscar pelo serviço de Consulta CNPJ;
* analisar os planos disponíveis;
* inserir o número do documento para a pesquisa;
* preencher o cadastro.
A consulta permite avaliar uma série de informações, dependendo do plano contratado. Por isso, antes de fazer a pesquisa, analise qual modelo é o ideal para o seu negócio. É possível verificar dados cadastrais, score, existência de dívidas, protestos, entre outros.

Quais riscos a empresa pode reduzir com a consulta ao próprio CNPJ?
Depois de entender como consultar seu CNPJ, chegou o momento de descobrir como isso pode beneficiar o seu negócio com uma redução de riscos. A seguir, separamos os pontos principais!

1. Complicações por fraudes em documentos
Se uma pessoa maliciosa aplicar golpes no mercado com as informações da sua empresa, isso resultará em uma grande dor de cabeça, pois a sua companhia ficará com dívidas e risco de negativação até que o problema seja solucionado.

Ao consultar o seu CNPJ com frequência, ou monitorá-lo, você poderá tomar atitudes rápidas para resolver a situação e minimizar os danos.

Comece a monitorar o seu CNPJ agora mesmo

2. Negativação
Além do risco de negativação por fraudes, outra situação que pode ocorrer, especialmente com PMEs que contam com equipes reduzidas, são falhas nos processos internos de pagamento.

Ficar com uma dívida vencida pode gerar uma negativação no documento da empresa, o que compromete o perfil financeiro dela. Sendo assim, é fundamental dar atenção a todas as entradas e saídas, se possível com auxílio de um software de gestão financeira, para evitar falhas e atrasos nos pagamentos.

Outra dica é investir no monitoramento do seu CNPJ para receber alertas em caso de pré-negativação e resolver a pendência antes que isso se torne um problema maior.

3. Queda no score
A análise do score é utilizada por instituições financeiras e companhias de variados segmentos para definir condições de pagamento, taxa de financiamento etc. Nesse sentido, ter um score alto é vantajoso para fazer acordos mais atrativos e manter a saúde financeira do seu negócio.

Contudo, atrasos e inadimplências podem afetar essa pontuação; por isso, é preciso dar atenção a esses fatores para evitar qualquer situação que possa ser prejudicial.

Como a Serasa Experian pode ajudar com a consulta de CNPJ?
A Serasa Experian tem um dos bancos de dados mais confiáveis do mercado. Ao realizar a consulta nesse canal, você terá informações atualizadas e seguras sobre o seu empreendimento.

Além disso, se quiser uma busca automatizada, pode contar com a solução de monitoramento de CNPJ para receber avisos por e-mail ou SMS em caso de alterações no documento, como uma pré-negativação. Assim, a Serasa Experian oferece um amplo leque de serviços para que você possa acompanhar o seu CNPJ em um só lugar.

Saber como consultar meu CNPJ é importante? Sim, é uma atitude fundamental para reduzir riscos, conhecer o perfil da empresa perante o mercado e adotar estratégias acertadas. Dessa forma, você pode aumentar o seu score, evitar complicações em caso de fraudes e negativação indevida, entre outras situações.
Fonte: Serasa Empreendedor

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *